quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Teamwork


Hoje, numa das minhas sessões, resolvi inovar. Num processo como o de RVCC, tão individualizado, resolvi colocar os meus três adultos a trabalhar em grupo. Actividade simples, mas de execução complicada, pelos vistos.  

Constatei que, num processo que obriga a olhar para dentro, olhar do outro lado do vidro foi bastante difícil. Num processo que valoriza o trabalho em equipa, nunca pensei que um trabalho de grupo fosse tão difícil. Penso que o facto de estarem ausentes da escola, da formação contribuiu para esta dificuldade. Demoraram cerca de trinta minutos a organizarem-se e outro tanto a executar a tarefa (note-se que foi feita de forma individualizada também).

Ora, esta situação pode também explicar o impacto que este Processo tem nas pessoas. Como são obrigadas a olhar para dentro, são valorizadas todas as vezes que apresentam um trabalho escrito, mesmo que seja um daqueles homicídios de  1º, 2º e 3º graus e posterior suicídio da língua portuguesa, e as questões são, todas elas, centradas na maravilha que é a sua vida (mesmo que seja a maior desgraceira), a determinada altura é só "me, me, me". Ao mesmo tempo, o grau de dependência que por vezes se gera (nossa culpa, claro) leva a que as pessoas exijam, exijam e exijam cada vez mais, esquecendo-se que a prova de competências está nas suas mãos. Nós, equipa, somos apenas os alicerces para ajudar a construir a obra prima. Os adultos são, ou deveriam ser, os artistas!

Não quero com isto dizer que o processo é negativo. As pessoas aprendem e, acima de tudo, descobrem como podem valorizar-se e fazem com que a sua vida mude. Essa é a parte boa, que nem sempre se vê, mas quando acontece sabe bem observar.

Numa sociedade que se diz individualista, o trabalho em equipa é uma competência fulcral. Será que só acontece no trabalho? Seremos assim tão centrados no nosso umbigo?

1 comentário:

  1. alguem que pensa que te conhece4 de fevereiro de 2011 às 09:10

    Individualistas, penso que sim, a sociedade está automatizada para assim ser,salvo raras excepções, que existem, claro. Mas para perceberes, eu tenho a noção que sou muito individualista e são poucos os dias em que não penso que deveria mudar essa forma de estar, mas sempre que tento, esta sociedade consegue cansar-me de tanta hipocrisia que existe nos grupos de pessoas. Dificil de entendender esta sociedade. Por mais que tente, não consigo integrar-me em grandes grupos, tanta é a hipocrisia existente... mas também sendo eu uma pessoa que necessita da sua solidão para viver e mesmo passando 80% da minha vida isolado do mundo, as pessoas continuam a colocar rotulos nas pessoas sem as conhecer. Esta sociedade portuguesa é triste de ideias e pensamentos, resta-me apenas a minha força interior para tudo esquecer e tudo vencer. Continuação de bons posts.

    ResponderEliminar