sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O vale tudo!!!





Pressão! Todos os dias somos pressionados: no trabalho, porque temos metas a cumprir, prioridades que nos impõem; na família, porque temos aquele problema para resolver, aquelas tarefas domésticas que somos obrigados a fazer; na sociedade, porque está na altura (idade) de assumires aquele papel. É uma chatice. Porque não nos dão o tempo que queremos, que precisamos? Porque não são capazes de definir bem as prioridades? Porque abandonam e esquecem o que é importante, aquilo que parece que só tu consegues ver ou antever?

A regra do vale tudo leva a que se esqueçam valores, prioridades, pessoas. É uma regra que se baseia em pensamentos obsessivos e que pode levar um grupo de pessoas a esquecer tudo o resto e a focar-se naquela tarefa ou objectivo independentemente das repercurssões dessa decisão. É uma regra muito frequente nos locais de trabalho, mas também presente noutros contextos de vida.

A questão é: o que fazer quando nos impõem a regra do vale tudo??

3 comentários:

  1. alguem que pensa que te conhece25 de fevereiro de 2011 às 15:43

    Pressão e insónias... algo que me é familiar.
    Acho curioso estes dois posts, porque para mim completam-se na perfeição. Há uns tempos atrás sofria de insónias, de tal forma que passava acordado maior parte das noites, devido á pressão que me era imposta durante o dia. Conclusão, tive que arranjar uma solução para esta solução... primeiro passo, antecipar-me aos actos de quem pressionava, não foi fácil os primeiros tempos, mas depois habituei-me, ou seja quando se preparava para me pressionar sobre algum assunto, já eu o tinha resolvido, com esta situação ganhei o respeito de quem me pressionava. Mas foi doloroso enquanto não apanhei a forma certa de me antecipar. Quanto ás insonias, deixei de me preocupar com os problemas, durante o dia faço tudo para os resolver, mas se não conseguir, temos pena. Eu acho que esta sociedade tá doida, e uma coisa te garanto eu não quero fazer parte dessa sociedade, e tu?

    ResponderEliminar
  2. Para uma imposição laboral da regra do vale tudo tens leis que te protegem.
    Para uma imposição social da mesma regra tens uma solução: "f....you all. that´s my life sou eu que me imponho e não a sociedade."
    Para uma imposição familiar cá tou eu (a tua irmazinha) para me impor à imposição :)venha ela lol

    ResponderEliminar
  3. Aquele que pensa que me conhece: Eu quero fazer alguma coisa por esta sociedade, mesmo que haja algo nela que me faça desanimar. Penso que todos nós podemos fazer alguma coisa por ela, por mais pequena que seja. Quanto à pressão, é bom saber que procuraste uma boa solução para ela. Quantos serão aqueles que estão a passar pelo mesmo e não são capazes de dar a volta?

    marcia: bela mensagem :) e muito prática!

    ResponderEliminar