terça-feira, 8 de março de 2011

A nossa zona de conforto



Hoje celebra-se um grande dia! Não, não é o dia de Carnaval! É esse mesmo! O dia Internacional da Mulher! É verdade! E foi entre mulheres que surgiu a ideia do tema de hoje: a nossa zona de conforto.

Todos nós temos o nosso espaço de onde muitas vezes não queremos sair e onde nos sentimos seguros. Não tem de ser um espaço físico, pode ser, também, uma série de actividades que fazemos, que gostámos ou não, mas que estamos habituados a realizar, ou seja, algo que já não nos traz desafio e que nos sentimos seguros a fazer. Uns têm uma zona de conforto grande e outros mais pequena. Aquele que têm uma área de segurança grande abraçaram medos e desafios. Arriscaram e alargaram a possibilidade de realização de coisas no espaço que, até determinada altura, era desconhecido.Passo a dar um exemplo, se antes realizar desportos radicais estava fora da área de conforto da pessoa X, a partir do momento que resolveu experimentar e fazê-lo mais do que uma vez, alargou a sua área. And so on, and so on. Existem aqueles que têm uma área de conforto mais pequena, ou seja, há um maior leque de coisas que se apresentam como um desafio, que trazem alguma insegurança e maior ansiedade. Exemplificando, para algumas pessoas conduzir na auto-estrada ou sair da casa sozinho é dar um passo fora da sua zona de conforto, .

Agora surge uma importante questão: serão aqueles que possuem uma área de conforto maior os que alcançam o bem-estar e a maior felicidade? Penso que não, porque o mais importante é sentirmo-nos bem na nossa área de conforto. Por outras palavras, se estou bem com o que tenho, com o que quero para mim, não preciso de alterar esse espaço. No entanto, se estás bem, mas queres mais,se estás insatisfeito, então está na altura de alargares a tua área de conforto, de arriscar. Portanto, não é o tamanho do nosso espaço seguro que importa, mas sim, a nossa satisfação com o mesmo. Há pessoas que possuem uma zona de conforto grande, mas ainda não estão satisfeitas. E há aquele grupo de pessoas que têm uma área confortável mais reduzida, mas não procuram mais porque estão bem. Penso que estes sentimentos não são eternos. Há alturas que estamos bem com o que temos e fazemos, outras, nem por isso.

Quanto a mim, já defini o que faz parte da minha zona de conforto, o que está fora dela e o que será mesmo muito difícil de alcançar (aqueles sonhos grandiosos, aquelas experiências que nos geram muito medo ou até pânico!). Posso mesmo dizer que já comecei a alargá-la, nas pequeninas coisas, porque é dessa forma que se alcançam grandes feitos (hope so)!

Voltando ao Dia Internacional da Mulher... Já pensaram nas vezes que as mulheres saíram do espaço seguro (pelo menos aquele que conhecem melhor e que, por vezes, é bastante adverso) e lutaram para alcançar os seus direitos, para parar com os abusos de que são vítimas, para se sentirem Mulheres por inteiro, respeitadas e valorizadas? 

E tu? Como te sentes na tua zona de conforto? É ela suficientemente confortável?

6 comentários:

  1. http://www.valoresreais.com/2010/12/13/sair-da-zona-de-conforto-perigos-paradoxos-objetivos-e-vantagens/
    Aqui vai um artigo com uma opinião :)
    Bjnh
    Continua com as tuas crónicas.. estou a ficar fã:)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do artigo! É importante acreditar que somos capazes de enfrentar o desconhecido e crescer!!!
    Obrigada pelo comentário e pela partilha!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. Alguem que pensa que te conhece9 de março de 2011 às 09:47

    Belo tema este... eu tenho muita dificuldade em sair da minha zona de conforto... e tenho a noção que essa zona foi diminuindo com o passar dos anos (penso que deveria ser ao contrário, mas...), neste momento estou a sentir uma grande pressão para sair dessa zona em relação a "fazer apresentações para plateias". Já fiz umas três, e tenho a noção que tem vindo a correr melhor, mas continuo a ficar bastante nervoso e as palavras tendem em não sair, pelo que tento fugir o mais que posso a essas situações. No final do ano passado tinha uma apresentação importante para fazer, mas á ultima hora foi cancelada (fantástico). Mas agora tenho outra marcada para o inicio de Junho e já estou stressado... Gostava de ultrapassar este medo... Sei que existem processos para alterar esta situação, mas isso também implica sair da minha zona de conforto... Aceito conselhos...

    ResponderEliminar
  4. É natural que a saída da nossa zona de conforto gere ansiedade. A estratégia para ajudar a gerir essa ansiedade, na minha opinião, é a preparação. Para esse tipo de situações, quanto mais preparados estivermos mais seguros nos sentiremos e a probabilidade de sermos bem sucedidos ´será maior.

    ResponderEliminar
  5. A nossa zona de conforto.... eu adoro a minha zona de conforto...mas tenho consciência que a minha zona de conforto me causa algum desconforto. Porquê?....porque me impede de avançar em alguns aspetos...a minha zona de conforto é tão boa que me custa sair dela....adorava emigrar....mas a minha zona de conforto "prende-me"... . Não me deixa por vezes evoluir a nível profissional.

    Neste momento ando em guerra com ela...porque está a ser um conforto "desassossegado"..

    ResponderEliminar
  6. Todos nós temos um zona de conforto, mas por vezes somos nós próprios os responsáveis por limitar cada vez mais essa zona.Por vezes limitamos esta zona com os nossos receios, medos.. mas porque somos nós assim!!!
    eu sei que se calhar não sou um bom exemplo, mas a mim dá-me "pica" ultrapassar os meus medos, enfrentar as situações, eu gosto de sair do cantinho e descobrir.. e penso que também cabe a cada um de nós contagiar alguém para sair da sua zona de conforto, e ver que não há que ter medo, que as pessoas são capazes...
    Cá eu tenho muito orgulho na minha esposa.. pois sei que ela tem feito um grande esforço em sair da sua, mas o que é certo é que o tem feito com distinção!!! e porquê? porque ela é capaz..porque tem muitas qualidades.. eu acho muitas vezes é que nós como ser humana dá-mos muito valor a um ou a outro defeito ou a algo que correu mal uma vez ou outra.. Devemos é valorizar o que de bom temos, dar valor ao que conseguimos conquistar no dia a dia, e olhar em frente.
    O passado é fundamental pois foi lá que ganhamos mecanismos, e adquirimos informação, e também cometemos erros, devemos aprender com esses erros.. mas não deixar que o erro se apodere de nós!! erramos? sim. porquê? isto é o que devemos fazer. procurar a resposta.. para que no futuro não o voltemos a cometer..
    Mas o presente é que conta e agora não há que ter medo.. há que ter confiança em nós próprios, se achar-mos que não conseguimos temos sempre um amigo, marido/esposa que nos estão dispostos a ajudar.. não tenham medo de pedir..

    ResponderEliminar