domingo, 8 de maio de 2011

Sem dentes... do siso



Hoje removi o meu último dente do siso. O dentista é absolutamente fantástico. Anestesia, trac, trac (som da ferramenta no dente) e já está! :) Tremia por todos os lados, pois era um dente inferior e que normalmente costuma dar chatices. É impressionante o medo ou receio que se ganha em relação ao dentista.

Recordas-te da primeira vez que foste ao dentista? Pois eu recordo-me. Era miúda, doíam-me os dentes e os simpáticos dentistas (eram dois) tiveram a gentileza de dizer "A menina está a fazer fitas para não comer". Simpáticos, receitaram-me um xarope horrível para incentivar o aumento de apetite. Conclusão: mudança de dentista. 

Novo dentista, análise da situação concluída. Tinha de tirar um dente, e outros tantos. Era a primeira vez. Claro está que não o deixei invadir a minha pequena boca. Cerrei os lábios e firmemente recusei-me a abrir a boca. Os outros deram-me um xarope horrível, pensei eu, sabia lá o que este iria fazer. Para mim, era um invasor da minha privacidade oral! "Queres mexer nos meus dentes??? Então vais sofrer, porque não vou deixar!" Mas o que pode fazer uma criança face aos poderes das brocas e das agulhas e outros instrumentos que lá estavam e para os quais não me atrevi a olhar??  Com a sua mestria e técnicas de manipulação lá conseguiu alcançar o objectivo. Isso não se faz a uma pobre criança... Chorei, obviamente. No entanto, como bónus, pude não fazer nada o dia todo (isto é, estava dispensada das tarefas domésticas) e ainda receber uns miminhos extra da mãe. A partir daí, quando ia ao dentista focava-me no sorriso lindo que ele me prometera e no bónus que iria ter nesse dia!

Mesmo assim, e apesar do meu dentista ser muito bom, continuo a não gostar de ir a estas consultas. Procuro adiar até não ter outra hipótese. Por isso, há que continuar a zelar pela saúde oral. 

2 comentários:

  1. Há cerca de 2 anos tirei um dente do siso. O trauma foi tal que, desde então tenho adiado sucesivamente a ida ao dentista para tirar os restantes dentes do siso.
    Já prometi a mim própria que vou tirar antes do Verão acabar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vera, CORAGEM!!! Vais conseguir! Se os dentes não têm espaço para crescer, mais vale remover e evitar o risco de complicações. Beijinhos!!!

    ResponderEliminar