quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Amem, Amem muito!!! ("Hoje faço 100 anos!" by Rute)


O Post anterior deixou muitos a pensar "o que diria eu se hoje fizesse 100 anos??". A minha grande e querida amiga Rute aceitou o desafio e presenteia-nos com o seu magnífico discurso, vindo directamente do coração, que passo a citar:

"Hoje faço 100 anos!

Lembro-me, perfeitamente, dos meus doces 20 anos, altura em que dizia bem alto que não queria atingir a velhice. Acreditava que este era um período da vida em que nos limitamos a existir sem capacidade para viver.
Hoje sei! Hoje sei que a velhice é bela, é o culminar de um percurso, é o resultado de um trajecto. Trajecto que percorri e adorei.

Olhando para trás percebo que a vida me deu coisas magnificas, vivências maravilhosas, aprendizagens sagradas que me acompanharão na longa viagem que estou prestes a embarcar.

Hoje sei que essas “coisas” que encheram e preencheram o meu coração foram pessoas! Pessoas que tive o privilegio de conhecer e amar.

Facilmente perceberão que com 100 anos vi morrer e nascer muita gente, cruzei com muitos sorrisos e lágrimas, ajudei e fui ajudada, partilhei e ouvi, amei e fui amada!

Agradeço a Deus todas as aprendizagens, as maravilhosas e as dolorosas, porque foram elas que me permitiram ser quem sou hoje. E eu tenho orgulho no que sou.

Sei que fui boa filha, boa irmã, boa amiga, boa esposa e acima de tudo fui uma boa mãe. Dediquei-me de corpo e alma aos outros e com eles a minha existência adquiriu significado.

Se acreditam que a minha idade e as minhas vivencias me permitiram adquirir alguma sabedoria, aceitem este meu conselho: amem! Amem muito! Amem tudo e todos! Aproveitem o tempo com sabedoria! Não se percam em pormenores e dores infundadas, não se deixem levar pelo orgulho do ego. Limitem-se , simplesmente, a amar! Amem-se a vocês e aos outros!

Parece um conselho muito simples…talvez tão simples, que pensem que a velha está mesmo a ficar louca J , mas a verdade é que este conselho manifesta todas as minhas aprendizagens!

Também eu, a velhinha que descrevem como doce, amável, tranquila, compreensiva, já fui emocionalmente agitada, orgulhosa, egocêntrica!

Mas a vida ensinou-me , a vida mostrou-me a sua beleza , mostrou-me que o amor é a solução! Só assim vivemos em paz, só assim aprendemos as lições certas, só assim caminhamos para a luz!
Agradeço a todos aqui!

Agradeço aos meus pais, que já não nos acompanham fisicamente, tudo o que sou! Agradeço a educação que deram, o amor incondicional, o carinho, a compreensão. Mãe , Pai, amo-vos!

Agradeço aos meus irmãos, à Sandra e ao João, por terem existido na minha vida! Agradeço-lhes pelas aprendizagens, por nunca terem desistido de mim, por me terem permitido acompanhá-los e amá-los! Por me terem acompanhado e amado!

Agradeço à pantera por ter sido uma companheira nesta viagem. Sarinha foste sempre maravilhosa!

Agradeço à minha sobrinha maravilhosa, que me acompanhou e que me acompanhará até à morte. Que bela mulher te tornaste, Ana! Que ser maravilhoso! Que ser de luz! O teu sorriso continua a irradiar amor e ternura! Amo-te pequena!

Agradeço ao meu marido, que partiu tão feliz pelo que construiu! Agradeço ao meu companheiro de vida, ao meu verdadeiro e grande amor, ao pai do meu filho ! Agradeço-te  Vítor, agradeço-te todos os minutos que passaste comigo, agradeço-te todos os sorrisos e lágrimas, agradeço-te a amizade e o amor que me deste sempre! Agradeço-te a paciência! A minha vida foi tão boa , porque tu estiveste comigo! Continuo a amar-te meu amor.

Agradeço ao meu pequeno Vítor, meu filho amado, que despertou em mim a vontade de viver, que me deu o privilegio de criar , de ver crescer o ser maravilhoso que é hoje! Filho, quando olho para ti hoje , quando te vejo feliz e concretizado, quando te vejo sorrir percebo que cumpri a minha missão, que cumpri o meu objectivo, percebo que fui uma boa mãe!  Vitinho obrigado por tudo o que me deste! Sou o que sou porque te tive! Amo-te filho!

Agradeço a todos os outros que comigo se cruzaram, que amei e que me amaram … Helena, Celeste, Gracinda, Custódio, Joana, Lília, Lídia, Fernanda, José, Ana, … foram tantos…

Graças a Deus que vos conheci, que fizeram parte da minha vida!

Obrigado por estarem aqui! Despeço-me com muito amor de vocês, sei que em breve começarei uma nova jornada! E também sei que essa jornada vai ser maravilhosa!

Não chorem por mim, sorriam, porque esteja eu onde estiver, vou estar feliz! Vou estar feliz porque vocês me ensinar a ser feliz!
Obrigado!"

 Lindo!!! Muito obrigada, amiga, pela partilha!

3 comentários:

  1. alguem que pensa que te conhece17 de fevereiro de 2011 às 09:19

    Numa altura da minha vida em que nada faz sentido, e por mais que tente continua a não fazer sentido, inexlicavelmente.. tento sair deste estado aparentemente depressivo, porque não quero pensar em voltar a tomar prozac.. não consigo neste momento redigir um discurso como se hoje fizesse cem anos, mas tenho lido os vossos discursos, e penso que seriam bons discursos ao fim de cem anos de vida, mas continuo a perguntar isso será o discurso que vocês quereriam fazer ou esse é mesmo o discurso da vossa vida? pergunto isto porque ontem ouvi uma palavra banal mas que nunca fez parte do meu vocabulário e que achei que serviria para definir a minha vida..."a minha vida tem sido um carrossel" eu ando, e volto andar e continuo a andar, mas não consigo soltar-me do eixo central, que triste caminho...

    ResponderEliminar
  2. Na verdade depois de escrever este discurso, fiz-me a mesma pergunta...este é o discurso que eu gostaria de fazer ou é já um retrato da minha vida?
    É um retrato da minha vida...sinto-me bem!
    Mas acrescento, quererá isso dizer que a minha vida "não é um carrossel"?
    É a minha, é a tua, a da Lília e a de todos! A vida é uma dualidade, é uma mistura do bom e do mau, do positivo e do negativo...mas nós podemos optar em quê que nos queremos focar. Temos que ser felizes, apesar de... apesar da crueldade dos outros, da incompreensão do mundo, das dores a que somos sujeitos, apesar de...
    Está na altura de te soltares do eixo central, de mudares a tua perspectiva da vida, dos outros e acima de tudo de próprio! Está na altura de forçares o sorriso até que ele seja genuíno, está na altura de amares, amares a ti e aos outros! Está altura de te permitires, de te autorizares a sentir-te bem!
    Não parece fácil, não é fácil, mas é possível!
    Esquece o Prozac, os antidepressivos são um mal para o corpo e um fim trágico para o coração!
    Acredita que és capaz de mudar e já estarás mais perto de te sentir bem!
    :) Um abraço!
    Sorri!
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Também concordo com a Rute. Está na altura de largar o eixo central.
    O meu discurso representa aquilo que eu quero que a minha vida seja. Sei que para isso tenho de ser eu a mudar, a agir, a acreditar que o futuro me reserva experiências enriquecidoras. Perder o medo. Focar-me no que quero e não no que não correu como queria.
    Sair do estado depressivo não é fácil, mas não é impossivel. E essa passagem, por mais que nos custe, está nas nossas mãos (isto se a depressão não for orgânica, mas sim reactiva).

    ResponderEliminar