segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Hoje faço 100 anos!



Cá estou eu de volta com mais uma partilha. Resolvi seguir a sugestão de um livro (Trate a vida por tu, de Daniel Nogueira) e pensar no discurso que faria se hoje celebrasse 100 anos! Seria mais ou menos assim (com voz trémula e pausada, provavelmente):

Queridos amigos e familiares, quero aproveitar este momento para vos deixar uma mensagem importante. 


Aproveitem cada ano das vossas vidas ao máximo. Arrisquem quando sentirem que "aquele" é o caminho. Arrependo-me de não o ter feito desde cedo. Mas, mesmo assim, a determinada altura, procurei fazer o que gostava e sentir-me realizada. Há uns anos atrás, depois de me reformar, procurei aceitar as minhas limitações e encontrei novos caminhos para me sentir bem. Voltei a arriscar. Só assim fui feliz e consegui trazer felicidade aos outros.

Ao longo da minha vida, valorizei tudo o que tinha conquistado e as aprendizagens realizadas nos momentos mais difíceis. Aceitei as escolhas que fiz, mesmo aquelas que, mais tarde, me pareceram menos certas e mesmo essas me conduziram a novas aprendizagens.

Tenho 100 anos e sinto-me realizada! Fiz o que deveria ter feito e que durante muito tempo não consegui fazer: agir, decidir com base no que eu quero e aceitar as consequências das decisões tomadas.

Ao olhar para trás vejo tudo o que conquistei e não aquilo que poderia ter alcançado.

Vivam no presente, aceitando os alicerces do passado e com o coração aberto para o futuro. Uma porta pode fechar-se, mas certamente outras se abrirão.

Aprendam com aqueles que vos rodeiam. Cada uma das pessoas que vos rodeia tem algo de importante para vos ensinar.

Foquem-se no que é mais importante para vocês e não deixem que pequenas coisas vos atormentem.
Valorizem pequenas conquistas porque esse é o caminho para alcançar grandes vitórias.

Foi isso que fiz e hoje, com 100 anos, estou em paz e feliz, porque a pouco e pouco fui superando os meus medos e alcançando os meus objectivos e também os meus sonhos. O medo faz parte da vida, mas não deve dominá-la.

Ajam, arrisquem e assumam com coragem as consequências das vossas decisões. Não há escolhas certas!

Acima de tudo, vivam e saboreiem a vida!



E tu? Qual seria o teu discurso se fizesses hoje 100 anos?


4 comentários:

  1. alguem que pensa que te conhece14 de fevereiro de 2011 às 11:19

    O teu discurso é motivador provavelmente deu-me força para lutar mais um pouco.. contudo, espero que este seja o discurso que farás daqui por 70 anos. No proximo comentário não farei um discurso como sugeriste, mas vou escrever uma carta para ser lida por alguém..

    ResponderEliminar
  2. Olá! este é o discurso que gostaria de ter quando fosse velhota. Mas sei que ainda tenho um longo percurso a percorrer.
    Procurei mostrar-te um pouco o que penso sobre as escolhas que fazemos. Mas podemos ainda debruçar-nos mais sobre isso. Espero que te motive!
    Vejo que sofres, mas que procuras mudanças. Espero que continues a partilhar as tuas ideias.
    Obrigada pela tua participação!

    ResponderEliminar
  3. alguem que pensa que te conhece14 de fevereiro de 2011 às 17:05

    Podemos debater ideias durante muito tempo, mas preciso de uma opinião, e talvez sejas a pessoa certa para a dar.. " um dia alguém fez uma escolha por mim, que alterou todo o percurso da minha vida, não posso dizer que sou infeliz desde esse dia mas posso dizer que perdi 10 anos da minha vida em prol dessa escolha.. Quem fez essa escolha por mim, foi o meu pai.. e eu nada fiz até hoje, sofri, chorei, sofri as consequências, mas ao fim de 10 anos acho que está na altura de mudar,... o problema nesta questão é: - será que falhei como filho? - será que foi ele que falhou como pai? - será que tenho o direito de abandonar um pai? São questões como estas que passam pela minha cabeça, e me têm bloqueado estes ultimos dias.. Se fosses tu o que farias?

    ResponderEliminar
  4. Olá! Penso que, se queres mesmo mudar, deves focar-te nos passos dessa mudança e não no que falhou no passado. Move forward, not backward!

    ResponderEliminar