domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Força de um Elogio




Um dia destes, na rádio, num programa da manhã, um prémio de um passatempo era o "enchimento" da auto-estima! Este "enchimento" passou por dizer uma série de elogios ao vencedor do concurso, a fingir claro! Mesmo sendo uma brincadeira, chamou-me à atenção para o impacto que um elogio pode ter numa pessoa. Quantas vezes ganhámos o dia só pelo facto de nos dizerem "estás bonita hoje", "gostei do que tu disseste", "és organizado", "és um óptimo profissional", and so on, and so on?

Quando nos fazem um elogio sincero, o nosso rosto muda (por vezes, cora um pouco), a nossa postura altera-se e o nosso humor melhora. 

Muitas vezes centramo-nos nas coisas mais negativas das pessoas que nos rodeiam e esquecemo-nos de as valorizar, de as elogiar. Olhando para mim, reconheço, por exemplo, que tenho uma mãe fantástica e raramente lhe digo isso. Eu sei que ela é magnífica, mas saberá ela que é isso que penso dela e da educação que me deu?

Para mim, o verdadeiro elogio tem os seus requisitos:
  • deve ser sincero;
  • não deve ser demasiado repetitivo, para não pensarem que não é sincero;
  • deve ser dito pela positiva ( esqueçam por exemplo o "afinal até és organizado");
  • deve ser dito no momento certo.
Já uma amiga dizia, as pessoas precisam de ser valorizadas e se achamos que merecem o elogio, porque não manifestá-lo? 

Quantas vezes nos sentimos inseguros pelo facto de esperarmos o reconhecimento do nosso chefe, companheiro, pai ou irmão?

Por isso, elogia alguém pelo menos uma vez por dia! :)

Bons elogios!!! ;)

6 comentários:

  1. Escreves tão bem , amiga!
    E és tão linda!
    E eu gosto tanto tanto de ti!
    E o nosso jantar foi tão fixe!
    E és tão boa profissional!
    E és tão carinhosa e paciente!
    E és uma boa ouvinte!
    E és uma boa amiga!
    E és tão doce!
    muitos elogios.... verdadeiros...mas talvez um pouco repetitivos!
    :) gosto de ti!

    ResponderEliminar
  2. Parece que vou ter de repensar a parte do "repetitivo". Venham eles! Quantos mais melhor!

    Obrigada, linda!!!

    ResponderEliminar
  3. és tão inteligente,irmã... bondosa, com um sorriso lindo, um olhar ternurento... sabe bem falar contigo... Amo-te... e lembra-te que eu só deixei de "fazer xixi na cama" quando tu nasceste. És a minha salvadora (e da mãe também, pois só assim parou de lavar os lençóis diariamente :))

    ResponderEliminar
  4. :) Márcia, és a minha inspiração e, claro, a minha irmã preferida, também! Obrigada por me veres assim! Posso dizer que és a minha referência! Ti amo!

    ResponderEliminar
  5. Bom, ainda não tinha lido e já andava a praticar o elogio.. contigo :) mas contigo é fácil de praticar, um sorriso lindo, uma carinha linda, assertividade, empatia, bom coração, inteligente, trabalhadora,... o elogio sai sem esforço! É uma sorte ter-te ao meu ladinho. Ah, e continua a escrever, os temas são pertinentes, quem sabe ainda tocas os corações mais endurecidos :) Força, continua, que ainda vou ler as tuas crónicas noutro lado... bjnhs

    ResponderEliminar
  6. Olá! O teu comentário comoveu-me! Fico muito contente por gostares que esteja ao teu lado. Eu também estou muito contente! Tiveste e tens um papel muito importante, pois foi graças a ti que ganhei novamente motivação para a Psicologia, acolheste-me com toda a tua simpatia natural e escutas os meus desabafos e devaneios! Obrigada! Beijinho grande!

    ResponderEliminar