sábado, 28 de maio de 2011

Mania das grandezas



Num evento assisti a algo único, pelo menos para mim até agora: uma presidente de uma instituição de solidariedade social recusou-se a sentar-se na segunda fila! Há que acrescentar que essa pessoa chega atrasada e não se identifica, talvez porque pensa que todos a conhecem. Ora, a pessoa que a recebeu não sabia quem era e encaminhou-a como fez com todas as restantes pessoas. Essa senhora, supostamente com elevado espírito voluntário e que gere uma entidade sem fins lucrativos, ameaçou abandonar o evento porque "recuso-me a ficar na segunda fila" e "recuso-me a ficar no meio de senhores, quero ficar no meio de senhoras", até que diz "porque eu sou a presidente de .....!!!"

É impressionante a necessidade que as pessoas têm de alimentar o seu ego. É este o espírito do voluntariado? "Vou dedicar-me a uma causa para sobressair e ser uma pessoa importante" parece ser o mote de alguns. Onde está a humildade, a modéstia? A primeira fila é um lugar privilegiado? Parece-me que é nestas situações que se vê quem se dedica às causas pela missão de ajudar o próximo e quem procura através deste tipo de instituições uma forma de se impor na comunidade, porque só assim colmata os sentimentos de insegurança que o assola diariamente. Ora, aqui está um exemplo de uma pessoa com a "mania das grandezas".

E tu? Já assististe a algo do género?

Sem comentários:

Enviar um comentário