quinta-feira, 12 de maio de 2011

Resiliência


Resiliência, de acordo com o dicionário, é "a capacidade de superar dificuldades, de recuperar de adversidades" (in Priberam). Resilientes são aqueles que são capazes de resistir e desenvolver comportamentos adaptativos quando expostos a ambientes/situações adversas. Quantas vezes nos perguntámos: Como é que aquela pessoa, que viveu em vários lares, foi vítima de violência, estava rodeada de amigos com comportamentos anti-sociais, conseguiu arranjar um emprego e estar bem na vida? Como é que aquela pessoa que cresceu num ambiente desfavorecido e carente, numa família com mais de meia dúzia de irmãos, conseguiu concluir um curso superior, contrariando a parentalidade na adolescência? Ora, isso é resiliência.

Nestes dias, resolvi olhar à minha volta e constatei que estou rodeada de pessoas resilientes. Aliás os tempos de hoje promovem junto de nós essa competência de resiliência porque temos de enfrentar positivamente as adversidades e os factores de stresse. Segundo alguns autores, as características da pessoa resiliente são: sociabilidade, criatividade  na  resolução de  problemas e  sentido de autonomia. A pessoa resiliente, inteligentemente, escolhe ultrapassar a adversidade.

Considero que a conjectura económica nos incentiva a ser "resilientes", a ser criativos para ultrapassarmos as dificuldades. Nós podemos escolher o caminho a seguir. Podemos enfiar a cabeça na areia, ou, de cabeça erguida, encontrar alternativas, estratégias para sobreviver num contexto adverso. 

Já fizeste a tua escolha?

Sem comentários:

Enviar um comentário