terça-feira, 21 de junho de 2011

A escrita tem poder!




Resolvi partilhar convosco uma reflexão que fiz, em tempos, a propósito da gestão da inteligência emocional. Esta acaba por compilar algumas das coisas já escritas e partilhadas neste blog. Penso que é sempre bom relembrar...

O processo de gestão da inteligência emocional parece simples, mas quando paramos para reflectir, para nos concentrarmos em nós mesmos as dificuldades emergem. Em primeiro lugar, somos confrontados com as nossas fragilidades. Muitas vezes nos refugiamos nas actividades que encetámos no dia-a-dia só para evitarmos parar e pensar sobre isso. 

Muitas vezes conhecemos as nossas fragilidades ou dificuldades mas como estamos com um auto-conceito negativo pensamos sempre que dificilmente conseguiremos mudar a nossa vida. Antes de se enveredar por qualquer processo de acção é importante pararmos, dedicarmos tempo à introspecção e escrever. A escrita tem poder. Ajuda-nos a estruturar o pensamento. Assim, o momento de auto-consciência é fundamental.

Contudo, realizar um plano de acção é igualmente difícil e quando o implementarmos deveremos ser analíticos o suficiente para o avaliar e reestruturar sempre que necessário.

Depois de tudo isto, desafio-vos a escreverem, a colocarem no papel o que vos define, como são enquanto pessoas, quais os vossos pontos fortes e os vossos pontos fracos, como os outros vos vêem e como gostariam que vos vissem. É um dos passos para a auto-consciência. Parece fácil? Aguardo feedback! ;)

4 comentários:

  1. Oh Li, tenho pensado bastante nisso ultimamente... Aliás, hoje tive mesmo em mãos o meu diário de adolescente...
    Já não escrevo há anos reflexões pessoais por iniciativa própria...
    Bem, vou aceitar o teu desafio e em breve falaremos... :)
    PS: adoro o teu blog e a ti também! beiiiijos e até já :)
    Fatima

    ResponderEliminar
  2. Fatinha, FORÇA! :) Vou aguardar notícias. :)

    Sabes? Também decidi escrever mais e por isso vou tb vou fazer o mesmo. Aliás, tenho pensado em ter um diário. Parece coisa de teenager, mas pretendo que seja assim uma coisa mais profunda, mais adulta (que treta! hoje deu-me pra isto, eh eh). O importante é colocar no papel, escrever livremente, num diário, em folhas soltas, de rascunho, não interessa! Vou simplesmente deixar fluir! :D

    Beijo grande! (obrigada pelo comment!)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu adoro escrever.. se tiver um problema escrevo.. coloco soluções possíveis e no dia seguinte vou ver.. é libertador.. Escrevo objectivos e como consegui-los... escrevo situações para organizar ideias e colocar "para trás das costas"... escrevo para libertar stress.. só diário é que não :) mas dizem que vale a pena! Bjnhs, Boa escrita!

    ResponderEliminar
  4. @Susana: és de facto uma inspiração nesta questão da escrita (e noutras também) e deste outras dicas importantes! Vou começar a pôr em prática! Beijinho!!!

    ResponderEliminar