quinta-feira, 3 de março de 2011

Objectivando...



Objectivos. Todos temos definido para nós o que queremos alcançar. A isto se chama ter objectivos (que raio de afirmação). Há quem tenha objectivos gigantes e por vezes quase inatingíveis e há quem tenha objectivos pequeninos. A literatura diz que as pessoas que definem maioritariamente pequenos objectivos alcançam mais depressa a sensação de sucesso, promovendo assim o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Ora, quanto a mim (lá vem a egocêntrica de novo) cheguei à conclusão que preciso definir objectivos e que ao longo da minha vida não pensei muito nisso. Penso que vem daí a sensação de vazio, de incerteza e de insegurança.

Ontem, o meu livro de desenvolvimento pessoal confrontou-me com a importância de traçarmos objectivos. Quando intentei fazê-lo pensei "faço amanhã". Ora isto mostrou-me que eu tenho um problema (devem estar a pensar "só um??? Naaaa..."): tenho medo de traçar metas, porque ao fazê-lo serei obrigada a agir. Fiquei triste com esta conclusão, mas corresponde à realidade. Nunca tinha sido confrontada directamente com esta realidade. Quero realçar que estes objectivos são individuais, porque quando os defino em conjunto a minha postura é diferente (caricato, não?).

No entanto, e como ando numa de contrariar, decidi que vou arriscar e, para começar, vou escrever num papel tudo o que gostaria de alcançar, das pequenas às maiores metas. Dessas metas vou estabelecer prioridades e, depois, vou partilhá-las com alguém. Segundo a literatura (até parece que tenho lido bastante), devemos partilhar os nossos objectivos com alguém, porque as pessoas quando nos encontrarem irão perguntar "e então? Já fizeste aquilo (o objectivo, claro)?" e nós não vamos aguentar muito tempo a dizer "Ai e tal, não!", pois isso revelará uma fragilidade nossa.

Assim, começo já e partilho convosco, em primeira mão, um dos meus objectivos: definir objectivos!!!  ;)

Já definiram os vossos?

8 comentários:

  1. Ora aqui está uma grande questão!!!!Ao ler este post comecei a acenar com a cabeça como que a dizer d facto é mesmo assim.Pessoalmente concordo que definir vagamente objectivos, sem tomarmos a responsabilidade de os passar para o papel(forma mais convincente para que os ponhamos em prática), todos o fazemos, agora termos a "coragem" de os escrever ou dizer a alguém torna a nossa tarefa mais responsável e difícil.
    Planos e objectivos ao fim e ao cabo tornam-se semelhantes, na medida em que nos obrigam a uma responsabilização para os realizarmos, e se falham???Digo eu, bem nao posso planear nada pk sai td ao contrário.E se corre td bem???Espectáaaaculo, vou fazer mais vezes isto, traçar objectivos/planos, pk assim tenho a certeza que algo sairá bem.
    Por isso olha toca a planear, toca a traçar metas/planos/objectivos porque havemos de tirar sempre a melhor parte da questão.

    ResponderEliminar
  2. Shanisa, obrigada pelo teu comentário. Afinal este assunto não é assim tão descabido. Concordo com tudo o que disseste e só queria acrescentar que apesar de os planos por vezes sairem furados, é sempre importante perceber o que falhou e se vale a pena tentar de novo, afinando a nossa estratégia.
    Portanto, e como dizes, "toca a planear"!!!

    ResponderEliminar
  3. olá. Então já definiste os teus objectivos?

    ResponderEliminar
  4. :) obrigada pela pressão. Vou fazer isso hoje. :)

    ResponderEliminar
  5. então já definiste os teus objectivos?

    ResponderEliminar
  6. Olá! não os defini todos, mas já defini dois:
    fazer meditação (em curso);
    ir três vezes por semana ao ginásio (a partir da próxima semana).

    Thanks pela pressão. Keep doing it, please :)

    ResponderEliminar
  7. Este post está mt interessante:

    Eu o meu objetivo de vida era ser rica....sim rica (eu sei que algumas pessoas tb partilham comigo este objetivo)...mas a conta bancária estava sempre na mesma...pouco rica até que um dia em 2003 a minha riqueza começou a aparecer, bem o entusiasmo aumentou, em 2005 bem o aumento foi considerável, até que em 2010 senti-me milionária. O meu objetivo estava concretizado: Sou a pessoa mais rica, ou melhor, Milionária do Mundo (qual Bill Gates, ou donos de poços de petróleo).

    Na minha opinião os objetivos são mt importantes para delinearmos todo o nosso percurso de vida quer pessoal, quer profissional...mas defino-os, ou redefino-os diariamente e o principal é "cultivar" a minha felicidade e a dos que me rodeiam, o que não é nada fácil. Os outros os "sub objetivos" vão surgindo e tento geri-los de acordo com o modelo SWOT: strenghts, weaknesses, opportunities; threats.

    ResponderEliminar
  8. Xana, adorei e sei qual é a tua fonte de riqueza ;)

    ResponderEliminar