sexta-feira, 18 de março de 2011

Era das emoções?




Os serões com a gestão da inteligência emocional continuam. Nestes dias tenho falado sobre isso com as pessoas amigas, colegas e familiares e reparo que há um interesse muito grande pelo tema. Pensava que as pessoas iam rir quando soubessem que estava a ter formação sobre isso. Fui surpreendida pela positiva! 

No entanto, tudo isto me faz pensar acerca das necessidades das pessoas. Penso que, de um modo geral, as pessoas estão insatisfeitas. O mental não é suficiente, o emocional também não. Andamos à procura de um equilíbrio constante. Mais do que mostrar que possuem conhecimentos ou capacidade de raciocínio, as pessoas procuram reconhecimento, valorização, equilíbrio, liderança, segurança, entre outros aspectos. As pessoas procuram emoções positivas. Nas empresas valorizam-se as competências pessoais, a capacidade de gestão emocional (que muitas vezes está ausente nas Direcções). Num mundo tão inconstante, de crise constante, de pessimismo em relação ao futuro, as pessoas sentem-se inseguras ou mais inseguras. Ao mesmo tempo sentem uma vontade enorme de mudar, daí o interesse por estes temas.

Fala-se muito em inteligência emocional, psicologia positiva, desenvolvimento pessoal, liderança pela excelência, gestão de conflitos, valorização do sorriso, empatia,.... Estaremos nós na era das emoções? Na era da procura do equilíbrio? Estarão as pessoas mais abertas à mudança individual? Será esta uma forma de enfrentar estes novos desafios que a sociedade nos impõe? Penso que sim. Contudo, ainda hoje falamos na dificuldade das crianças e adolescentes de hoje saberem lidar com a frustração e na arrogância que apresentam. Estarão os adultos tão focados na sua gestão emocional  que esquecem que é importante educar os filhos nesse sentido? Estarão as escolas a esquecer essa dimensão? Ou estarei eu enganada em relação a tudo o que disse neste post?!

E tu? O que pensas sobre isto?

2 comentários:

  1. Como nós sabemos o ser humana é um ser insatisfeito por natureza. Quer sempre mais.Não só a nível emocional como a nível material... é necessário encontrar-mos o equilibrio, para que possamos estar bem, exercer as nossas funções correctamente, poder dar á nossa cara metade o melhor de nós, e para estar-mos bem com nós mesmos. Contudo o dia a dia dificulta este processo, pois cada vez mais temos de fazer tudo mais rápido e com mais qualidade, aliás é engraçado pois até nos anuncios já colocam " capacidade para trabalhar sobre pressão ".
    Contudo é o nosso dever tentar reverter estas situações, encontrar o nosso equilibrio, estas temáticas são importantes e actualizadas e são mecanismos que podem ajudar a encontar estratégias.. para mim a melhor estratégia somos nós..
    Temos de acreditar em nós, nós somos capazes.. seremos nós uma geração rasca? uma geração á rasca? E porque não aproveitar-mos estes momentos para provar-mos que realmente temos capacidades e que somos bons naquilo que fazemos.
    Relativamente a este curso.. iria eu reclamar quando tenho depois formação particular...até ja fiquei a conhecer os quadrantes do meu cerebro.
    A vida é um desafio constante mas acredito que somos capazes de vencer.. Costumo comparar a vida a um jogo de futebol, posso não ganhar mas tudo faço para não perder.. e estando consciente que dei o meu melhor sinto-me bem comigo próprio e preparado para seguir em frente...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário. De facto, as exigências dos dias de hoje obrigam-nos a constantemente reestabelecer o equilíbrio, o que muitas vezes não é fácil. Gostei da tua estratégia porque acabas por ver sempre as coisas com uma lente positiva.

    ResponderEliminar