quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pegadas pouco ecológicas




Hoje estava a ler numa revista (Gingko) algo que me surpreendeu imenso... a pegada pouco ecológica que nós deixamos apenas por causa da alimentação. É verdade. Fiquei a saber que uma vaca leiteira produz 75kg/ano de Metano que equivale a mais de 1,5 tonelada de dióxido de carbono! Uma vaca só...Por cada quilo de carne bovina consumido são emitidos 22,3 kg de dióxido de carbono! Já para não falar do peixe. As técnicas de arrasto para pescar o peixe ameaçam o ecossistema, devido à destruição da flora e da fauna. Só para terem noção, uma rede de arrasto pode destruir o equivalente a cinco mil campos de futebol numa só viagem!

Isto é terrível! Leva-nos a querer repensar toda a nossa alimentação. Ora aí surge novo problema, porque o consumidor tem de fazer um esforço suplementar para alterar e manter a sua alimentação, baseada em produtos da época, produtos verdes, produtos locais, uma vez que praticamente tem de fazer uma formação para saber distinguir, encontrar o mercado certo. Apesar de muito ter mudado nos últimos anos e de as pessoas estarem mais sensibilizadas, muito pode ser feito para ajudar as pessoas a ter uma alimentação mais saudável e mais ecológica. O mundo dos negócios acaba por ser sempre um obstáculo, daí pouco mais se fazer em relação a isto. Penso que está mesmo nas nossas mãos.

Resumindo, tudo isto faz-me querer repensar a minha alimentação. Bem, vou ter de pôr mãos à obra e começar a fazer umas pesquisas. Tem de se começar por algum lado!

1 comentário: